Informação Tecnológica On-Line


Edição Nº 4 - Informativo Semanal Eletrônico - 16 de março de 2007


Embrapa Informação Tecnológica homenageia bibliotecários


    No dia do Bibliotecário, 12/03, a Embrapa Informação Tecnológica homenageou esse profissional que tem papel importante na Empresa, convidando a professora Sofia Galvão Batista (UnB) para realizar uma palestra, transmitida por videoconferência para todas as Unidades.
    A professora Sofia apresentou um histórico da carreira do bibliotecário e as principais mudanças até a “sociedade da informação”. Para ela, a primeira mudança tecnológica que afetou os profissionais da área foi a criação das bases de dados na década de 70, quando o analista de sistemas passou a ser inserido na organização das informações. Outra é a forma de armazenamento e acesso das informações – o usuário passou a dar prioridade ao acesso on-line da informação e não busca os livros com a mesma frequência.
    Sofia disse que a literatura da área até já registrou a ameaça de extinção da profissão, mas observa que, com o surgimento das bases de dados, a profissão incorporou a tecnologia em vez de ser substituída por ela. Por isso, acredita que está cada vez mais crescente a interação dos bibliotecários com analistas, pesquisadores e comunicadores para gestão da informação nas empresas.

Revista PAB recebe recursos do CNPq


    A Embrapa Informação Tecnológica participou em setembro/2006 da seleção pública de propostas para a editoração e publicação de periódicos científicos lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico -  CNPq. Esta iniciativa buscou apoio financeiro para edição impressa da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) e agora teve a proposta aprovada.
   Esta é a primeira vez que a PAB foi contemplada com recursos do projeto CNPq, e o valor recebido é R$ 20 mil. Para Allert Rosa Suhet, editor da revista, “isso mostra o reconhecimento da qualidade da revista por um dos principais órgãos de fomento da pesquisa científica no país”.


Gerente-geral da Unidade participa do programa Ver TV 

  Ontem (15/03), o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do  Amaral Pereira, participou do programa “Ver TV” realizado pela TV Câmara. O tema debatido foi ciência na televisão e teve a participação de outros dois convidados, Luiz Barco, educador, comunicador e matemático, e Manuel Lampreia Carvalho, diretor do programa Globo Ciência.
    Na questão levantada sobre como traduzir para o público a linguagem científica, Fernando Amaral, apresentou as experiências da Embrapa nos casos do Dia de Campo na TV, Prosa Rural e Minibibliotecas da Embrapa. Para ele, esta foi uma oportunidade de levar para o conhecimento do público o trabalho realizado pela Embrapa em meios diferentes: tv, rádio e impresso. 
   Outra questão abordou o pouco espaço na mídia para divulgação da ciência.
Fernando concordou que este caso se refere aos espaços da grande mídia, e mostrou a experiência do Prosa Rural que hoje já é veiculado em mais de 700 rádios em todo o país. “Foi importante mostrar que a ciência está sendo divulgada pela Embrapa em muitos canais e tem contemplado diversos públicos, em razão da adaptação da linguagem científica para técnicos, produtores, estudantes e outros não especializados”, conclui.
  O programa “Ver TV” será reprisado domingo, às 18h, na TV Nacional, e às 21h45 na TV NBR. Na TV Câmara será reprisado sábado às 7h30 e às 14h, e no domingo às 10h e 18h. 
Ou assista na internet em 
http://www2.camara.gov.br/tv.

Expediente: Informação Tecnológica On-Line é um informativo semanal de responsabilidade da Embrapa Informação Tecnológica. Gerente-Geral: Fernando do Amaral Pereira; Gerente-Adjunta de Organização e Difusão da Informação: Selma Beltrão; Gerente-Adjunta de Produção: Mayara Rosa Carneiro; Gerente-Adjunta Administrativa: Marlene de Souza C. de França. Redação, edição e revisão: Selma Beltrão (MTb 2490/13/11/DF), Cirlene Silva (7144 MTb/DF) e Maria Luiza Brochado (763-74 MTb/DF). Apoio: José Ilton Soares Barbosa. Sugestões e críticas enviar para:  selma@sct.embrapa.br  ou cirlene@sct.embrapa.br